O sistema de arrefecimento é um dos mais afetados pelo bouncing.

 

Rolos compactadores são, por definição, máquinas sujeitas a intensa vibração. Por este motivo, seus motores requerem cuidados mais específicos que os de outros equipamentos, tanto na manutenção quanto na operação.

Uma das principais causas de falhas mecânicas prematuras é o chamado “bouncing”, quando se utiliza o rolo em solo já compactado ou em aplicações inadequadas às suas especificações. Nesses casos a energia aplicada no solo pelo rolo compactador não será absorvida, retornando para o equipamento e danificando elementos como o cubo de hélice, por exemplo. Trata-se de uma peça que liga o eixo do motor diesel ao ventilador do sistema de arrefecimento através de um acoplamento flexível. A mobilidade da junção evita que as vibrações do motor diesel passem para a hélice e assim ela possa trabalhar de modo contínuo, uniforme e sem turbulências no fluxo de ar.

As vibrações excessivas que ocorrem durante uma operação em bouncing podem danificar o cubo de hélice, fazendo com que este gire de modo irregular, comprometendo o fluxo de ar gerado para os trocadores de calor. Isto poderá comprometer todo o sistema de arrefecimento.

Esse problema pode começar de forma imperceptível e ter sua gravidade aumentada gradativamente. De início poderá se notar uma perda de potência do motor, até chegar a danos mais graves. A hélice poderá começar a colidir com os trocadores de calor, diminuindo ainda mais a ventilação e acelerando os danos de superaquecimento. Este por sua vez também afetará o sistema hidráulico, chegando à perda total de componentes como bombas e motores.

O trabalho desbalanceado da hélice também gera uma vibração desnecessária no eixo do motor diesel, gerando desgaste prematuro das correias e rolamentos.

Para mitigar estes riscos, é essencial se verificar preventivamente esse componente, pois pode ser um dos primeiros a apresentar problemas: o cubo de hélice. É um problema silencioso que se agrava com o tempo. Se ele estiver trincado, por exemplo, precisa ser imediatamente substituído, mesmo que o sistema de arrefecimento ainda esteja operando satisfatoriamente. Quando os processos de vibração e superaquecimento chegam a estágios claramente perceptíveis, provavelmente será tarde para evitar prejuízos com vários outros componentes danificados.

Evite também a troca de correias fora do tempo especificado e ou por similares com baixa qualidade.

Fique atento à saúde de seu rolo compactador. A manutenção preventiva evita custos bem maiores no futuro.

O cubo da hélice deve ser regularmente inspecionado e em caso de trincas precisa ser substituído.