Este blog tem abordado diversas tecnologias que servem para extrair o máximo retorno de um rolo compactador, aumentando sua produtividade.

Agora, criamos uma ferramenta para que nossos leitores possam melhor avaliar o impacto em seu negócio, em relação às constantes inovações que surgem em equipamentos de compactação de solos.

Trata-se de uma calculadora de produção online, baseada na mesma fórmula acadêmica utilizada por engenheiros porém automatizada para tornar os cálculos mais práticos e rápidos. Basta digitar os parâmetros de sua operação nos campos correspondentes e avaliar os resultados.

Vamos tomar como exemplo o cálculo que compara dois rolos compactadores, um CA250PD com a tecnologia Compaction Meter e outro rolo convencional (pé-de-carneiro).

Utilizaremos como exemplo a construção de uma estrada de aproximadamente 6 quilômetros de comprimento por 10 metros de largura e 0,30m de profundidade. Em um teste prático, foi identificado pelo operador que, com o uso do Compaction Meter, o trabalho seria terminado em apenas 6 fechas (12 passadas) ao invés de 7.

 

Para o CA250D, temos:
Largura de compactação 2,13 m
Profundidade da camada 0,3 m
Velocidade média de trabalho 4 km/h
Número de passadas 12
Custo do m³ compactado R$ 4,86
Horas trabalhadas 100

Para o rolo convencional, temos os mesmos valores, mas com o número de passadas = 14

Se você utilizar nossa calculadora com estes parâmetros, verá que o resultado de produção para o CA250PD é superior em R$ 11.664,00 (diferença entre 170m³/hora ao passo que o rolo convencional atinge somente 146m³/hora).

Ou seja, o Compaction Meter pode economizar até 15% dos custos de trabalho.

O uso de controle tecnológico na compactação de solos é uma tendência cada vez mais importante, desde o planejamento das atividades até a verificação, acompanhamento e confirmação dos resultados obtidos. Se os custos forem bem gerenciados, é possível realizar muito mais obras com menos equipamentos.