O mercado nacional de rolos compactadores de pequeno porte (abaixo de 2 toneladas), tem apresentado uma ampliação e diversificação na oferta de soluções. Inclusive no que se refere à motorização, onde além de equipamentos movidos a diesel, também podemos encontrar opções a gasolina. Fazer a escolha certa quanto ao tipo de motor sem dúvida é muito importante, pois existem grandes diferenças, mesmo quando as demais especificações do rolo compactador não mudam.

Mas qual é a melhor escolha? A resposta é – depende do tipo de aplicação.

Por um lado, o custo do litro de óleo diesel é bem menor que o da gasolina, e além disso, pelo próprio princípio de funcionamento, os motores diesel possuem uma combustão mais eficiente, de 30 a 35% em relação aos motores a gasolina. Porém existem outros aspectos, onde estes últimos levam vantagem:

– O custo de aquisição de um motor a diesel é muito superior ao de um a gasolina. Portanto isso tende a refletir nos rolos compactadores também…

– Também o custo de manutenção do motor diesel é mais alto, tanto pelo valor das peças, quanto por componentes específicos para este tipo de motor, que requerem trocas mais frequentes, como por exemplo o separador de água e filtros de combustível. De um modo geral, o motor a gasolina também consome menos lubrificante que o diesel.

– Se a aplicação do rolo compactador for em obras de alta densidade urbana, a motorização a gasolina passa a ter alguns diferenciais, como a emissão de poluentes significativamente menor e ruído inferior.

Rolo Compactador DYNAPAC modelo Dynapac CC900: motor a diesel, com longa vida útil.

 

Como podemos perceber, optar entre um tipo de motorização ou outra, é uma tarefa que passa por muitas análises. Mas o que acaba sendo determinante no que se refere a retorno sobre o investimento, é a longevidade. Motores diesel são feitos para durar mais. As pressões internas nos cilindros e a taxa de compressão são maiores e a estrutura do motor tem que suportar isso. Como consequência ele acaba sendo mais robusto (e esse é um dos motivos para ser mais caro). Deste modo, decidir se o rolo compactador deve ser movido a gasolina ou diesel, tem muito a ver com o tempo planejado para sua operação ao longo da vida. Se a intenção é utilizar até o final de sua vida útil, e o nível de poluição do ar e sonora não forem determinantes, o motor a diesel é uma boa opção. Mas se o planejamento da frota considerar renovações periódicas, ou muita operação urbana, a gasolina pode trazer um ROI maior.

Fabricantes que possuem ambas as tecnologias são os mais indicados para apoiar esta decisão de forma consultiva, por estarem mais isentos quanto a qual indicar.

O Construction Blog mantém sempre à sua disposição o serviço de solicitações técnicas, para colocar você em contato com os melhores especialistas em cada necessidade.